sexta-feira, 9 de julho de 2010

Um namoro santo é possível!


Namorar pode ser uma experiência maravilhosa, rica e cheia de descobertas incríveis, ou pode ser apenas um namoro. Tudo depende do ritmo e do compasso que se dá a esta importante fase que precisamos viver, em busca de nosso amor, de nossa vocação. Falar de namoro numa sociedade moderna como a nossa, e do jeito que estamos falando, soa um pouco retrógrado, ou ainda, um tanto careta. Mas é disso que vamos falar, e mostrar que isso é bom e nos dá uma felicidade imensa, impossível de medir.

Viver a liberdade que Deus nos dá enquanto seus  filhos é um dom e, ao mesmo tempo, um desafio. Escolhemos viver um namoro santo, buscando Deus em cada acontecimento e em cada passo, mas ainda que isso seja o que nos mantém de pé, nem sempre é fácil nos mantermos firmes e convictos, afinal, o mundo convida a mudarmos nossas escolhas.
Desde antes de começarmos a namorar, o Senhor nos fez descobrir que “o nosso amor está acima das coisas desse mundo” e, quem sabe por isso, sempre nos colocou à prova. Se sobrevivemos a todas as tempestades – que não foram poucas -, como podemos nos esquecer que Deus nos ama? E foi por essa razão e por todos os valores que trazemos em nossos corações que fizemos uma importante escolha: viver a castidade!

Não foram poucas as vezes que escutamos por aí, as pessoas dizendo que praticam o sexo porque são livres, porque o corpo é delas e por isso fazem o que bem entendem. De fato, as pessoas são livres para se relacionar, e Deus as deixa livres. Mas nós, quando optamos por esperar, por viver esta espera, em momento algum nos sentimos atrofiados ou impedidos de fazer algo “que todo mundo faz”. Optar pela castidade, em momento algum nos fez infelizes. Aconteceu algo parecido quando Deus disse pra Adão e Eva não comerem da Árvore do Bem e do Mal. Deus os deixou livres, mas disse que não era bom que provassem do fruto. Viver a castidade é uma graça, é um dom que Deus nos dá, e a força para sustentar a decisão, vem todos os dias Dele, porque sem ela, é impossível, já que como humanos que se amam, temos muita vontade de nos entregar e viver o prazer dado por Deus através da relação sexual.

Mas é na liberdade que escolhemos namorar assim. Na liberdade vivemos a castidade e descobrimos que a entrega, no namoro, vai muito além do desejo. Descobrimos que é possível entregar-se num olhar, num abraço ou num cafuné. É possível entregar-se sacrificando o seu eu pelo do outro e, talvez, oferecendo por ele uma oração, um jejum ou a força mesmo quando a dor vem.
Viver a castidade tem mantido nosso namoro. Fazer essa experiência tem nos dado força para superarmos o que for preciso até chegarmos ao altar, onde Deus no fará um.

Viver esta experiência maravilhosa, nos permite descobrir outros tesouros e outros prazeres que igualmente nos fazem felizes, e que com certeza, se tornarão plenos quando consumarmos o sacramento ao qual somos chamados. O prazer de um tocar de mãos, ou mesmo contemplar o sorriso do outro... São coisas que só descobrimos quando não está em jogo a intimidade que teremos após o matrimônio. E nos ajuda a entender que haverá momentos, dentro do casamento, em que não será possível o sexo, e nem por isso o casamento estará ameaçado. Somos felizes por descobrir isso, somos felizes porque Deus nos escolheu para viver isto, protegidos e abençoados por ele. Somos felizes sim, porque vivemos as coisas dentro do tempo certo que a vida nos convida a viver!

E porque sabemos que essa força e essa coragem não vem de nós, contamos com as orações de cada um de vocês, porque sem elas é difícil manter-se de pé, sem elas namoros santos não existiriam.

Com carinho,
Bru e Jorge

4 comentários:

Déborah disse...

Hoje recebi um scrap da Bru dizendo que meu ultimo comentário tinha inspirado o título de uma postagem... puxa, que honra! Lógico que vim correndo aqui conferir!!

Bom, e as palavras deste post foram muito profundas, tocaram em mim. Realmente, um namoro santo é uma graça de Deus... e a oração é fundamental para nos auxiliar. Tive a oportunidade de viver as duas experiências: um namoro do mundo em que eu tentei com minha (falta de)força humana fazer santo, e um namoro santo pela graça de Deus. Olha, Deus não me desapontou! Quantas bênçãos derramou sobre a minha vida através deste último namoro... mesmo que hoje, eu e este meu ex-namorado tenhamos discernido que não seremos esposos. Mas seremos eternamente amigos, e isto graças à castidade.

Amigos: Jorge, de anos já... Bruna, de pouco tempo mas que já estou aprendendo a ter um carinho muito especial... e também aos amigos que comentam, Anne, Ade... e outros que ainda não conheço... que Deus nos ajude a todos a sermos livres para sermos santos. Rezem por mim, que eu tenho rezado por vocês também. =]

Beijos!

Gabi disse...

Que lindo post! Abençoado!!
Vocês são um casal abençoado! O amor de vocês é cristão e isso é puro! LINDÍSSIMO!
Que Deus os conserve assim, e que o amor de vocês só cresça e se fortaleça a cada dia mais em Deus!

Annelize Tozetto disse...

Acredito que a Deh (menina, que saudade) tenha dito tudo que é fundamental. Abençoado seja o dia que vocês deixaram Deus conduzir a vida de vocês. De km de disTÂNcia é possível ver o quanto Deus conduz vocês pelos caminhos (até os de maiores dificuldades). Não sou o melhor exemplo mesmo para falar, mas admiro muito essa atitude. Me ajudam também a ver as coisas por outros olhos! ;) Um beijo e inté amanhã!! =*

Adeline disse...

A chave de tudo está no último parágrafo, não duvido de maneira nenhuma e em nenhum momento do desejo concreto e a reta intenção no coração de ter um namoro santo de vcs. Mas a chave está em Deus, pq sem Ele nada conseguimos. Nem um namoro santo, nem um casamento santo...
Deus é quem está a nossa frente e se tirarmos Ele dali, não conseguimos sozinhos... pq não depende de nós... a carne é frava demais pra tanta responsabilidade, por isso a oração é o principal sempre!
Continuem rezando e colocando Deus sempre a frente... e tenho certeza que as bençãos serão em dobro pra vcs no casamento! Podem ter certeza!

Pode deixar que vou sempre rezar por vcs... e tenho aprendido nesses últimos dias que rezar é o alimento que nos fortalece, é uma arma contra o mundo. Aprendi naum pq me disseram, mas pq senti isso de verdade!

A PAz de Cristo, queridos!
Que Deus abençoe vcs meus amores!

Bjoks