domingo, 27 de junho de 2010

Namoro em Deus: o chamado de uma vocação

A experiência do namoro cristão, por Bruna e Jorge, texto publicado no Informativo Anunciai, da Paróquia São Sebastião, edição 34 de junho de 2010.

***

Já faz algum tempo que Deus nos tem chamado. E desde sempre, quando Ele chama seu povo, pede dele que se arrisque, seja desalojando-se ou abrindo mão daquilo que lhe seja valioso. Conosco não foi diferente.

Em 2007, o Senhor nos chamou a descobrirmos juntos nossa vocação e, como era esperado, aceitar esse chamado não foi fácil. Desde o início, enfrentamos muitas provas, muitas pessoas nos encorajando a desistir e poucas acreditando e nos dando ânimo para aceitar o que Deus nos propunha. Quem sabe porque ao mundo não seja comum perceber num casal de jovens o desejo de viver seriamente a espera pelo matrimônio. E que bom! Hoje agradecemos a Deus os “nãos”, as “portas na cara”, as perseguições que Ele nos permitiu. E agradecemos porque foram elas que nos fizeram chegar até aqui, com a certeza de que no namoro podemos fazer uma verdadeira experiência de fé, de caridade e, principalmente, de vida.

Normalmente, os casais gostam de celebrar o dia dos namorados (que é uma comemoração do mundo), com presentes, atitudes carinhosas e especiais por conta dessa data. Nós, diferente dos outros precisamos, por diversas vezes, abdicar dos carinhos, da presença e da demonstração pública do nosso sentimento, porque o Senhor preparou para nós, um caminho no deserto para que ao final dele, pudéssemos nos encontrar num lindo jardim. Foi nesse caminho, cheio de espinhos e pedras que pudemos conhecer um ao outro e, principalmente, ter a certeza de que o chamado que Deus nos fez era verdadeiro.

Hoje, porque muitas “verdades” caíram por terra, chegamos no jardim e, de mãos dadas, podemos celebrar o dom do nosso namoro que é para nós a prova mais concreta da fidelidade de um Deus que nos ama e está claramente estampado em nós.

É comum ouvirmos dizer que quando um jovem decide ir para um seminário ou convento, torna-se, depois do seu “namoro”, esposo de Cristo. E sempre nos intrigou o fato de nunca ninguém nos ter dito que namorados, chamados ao matrimônio, podem se casar com Ele. Hoje podemos entender isso de um jeito diferente: somos sim chamados a um casamento com Cristo. Quando Deus criou o homem, o fez à Sua imagem e semelhança e, por ser assim, somos “Ele”. Portanto, ao nos casarmos, é Deus que teremos como esposo: o marido, na figura de sua mulher e ela, na figura de seu esposo.

Descobrir isso nos fez atribuirmos ainda mais sentido à vocação a que somos chamados e, pela alegria imensa que o Senhor nos concede a cada dia, decidimos compartilhar nossa história com todos os que desejarem conhecê-la, com nossos medos, expectativas, sonhos, imperfeições e descobertas. Por isso, criamos um espaço onde, além de contar os dias que faltam para o nosso casamento (já escolhemos a data), queremos contar um pouco de como estamos vivendo essa maravilhosa aventura de perseguir o chamado que Deus nos fez. Você pode acessar www.umsonhocomvoce.blogspot.com e interagir conosco. E porque acreditamos que é de famílias cristãs que nascem as vocações, queremos terminar esse artigo pedindo as orações de toda a comunidade, não só por nós, mas todos os casais de namorados, que igualmente aos demais vocacionados, vivem seus desafios.

2 comentários:

Adeline disse...

Nooossa...que chique...no jornal da paróquia!
Isso que eh ser chique!!!!!! :D

Annelize Tozetto disse...

Que ÓTIMA notícia ter um testemunho verdadeiro, real, saído do meio de paroquianos no Informativo Anunciai. Um verdadeiro sinal. Espero que as pessoas leiam e vejam o caminho maravilhoso que Deus traça cada dia pra vocês. Amor, sempre.