sexta-feira, 29 de julho de 2011

O noivado e a Igreja

O noivado é um belo tempo que antecede o casamento; é quando o casal já decidiu que vai se casar, e estão na preparação imediata para o matrimônio. É o tempo em que tudo deve ser dialogado, tudo deve ser revelado, o mistério insondável que é cada um deve ser revelado ao outro, para que este não se case com um “desconhecido”. Infelizmente muitos casais se casam sem se conhecer; alguns colocam máscaras durante o namoro e noivado, e depois se estranham quando casados, achando que o outro mudou muito. Não mudou, é o mesmo, mas apenas não era conhecido pelo cônjuge.

Só se deve ficar noivo quando se decidiu que vão se casar; não há mais dúvida; se amam de verdade, se conhecem, sabem os defeitos e as qualidades recíprocas e estão dispostos a viverem juntos para sempre, unidos no amor de Deus, prontos para “fazer o outro crescer a cada dia”, amando-o, perdoando-o, compreendendo-o; e dispostos a “acolher os filhos que Deus lhes enviar”, educando-os na fé do Cristo e da Igreja. O casamento é para sempre; até que a morte os separe; precisam estar convictos do juramento que vão em breve fazer no Altar de Deus: “Eu te recebo como meu marido (mulher) e te prometo ser-lhe fiel na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te e respeitando-te TODOS OS DIAS de minha vida. Estão preparados?

Não se pode casar “no escuro”; e não se pode enganar-se, fingindo que não vê os problemas que estão pela frente. Se o casal não tem convicção de que estão preparados e maduros para o casamento, então, talvez seja melhor adiar o noivado. E devem saber os jovens cristãos, que o noivado não é ainda uma autorização para a vida sexual; não. Ela só deve começar depois do casamento, pois eles ainda não pertencem mutuamente. São Paulo disse: “O marido cumpra o seu dever para com a sua esposa e da mesma forma também a esposa o cumpra para com o marido. A mulher não pode dispor de seu corpo: ele pertence ao seu marido. E da mesma forma o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa” (1Cor 7, 3-4). O Apóstolo não fala em namorados e noivos, mas marido e mulher. E o Catecismo da Igreja ensina: “2350 – Os noivos são convidados a viver a castidade na continência. Nessa provação eles verão uma descoberta do respeito mútuo, uma aprendizagem da fidelidade e da esperança de se receberem ambos da parte de Deus. Reservarão para o tempo do casamento as manifestações de ternura específicas do amor conjugal. Ajudar-se-ão mutuamente a crescer na caridade”. Assim, vivam o noivado como Deus quer e a Igreja ensina, serão felizes.


Prof. Felipe Aquino 

terça-feira, 26 de julho de 2011

Meu noivo publicitário

A vida está corrida. Muitas coisas importantes estão prestes a acontecer e, com isso, o tempo que já é curtinho torna-se anda menor. Passar pelo blog tem sido algo um pouco esporádico, infelizmente, mas graças a Deus isso acontece por motivos muito bons.

Hoje eu estou aqui, um pouco atrasada - eu sei - para escrever sobre um dos momentos mais marcantes vividos nessa fase que estamos vivendo: a formatura do meu amor! Na sexta-feira, dia 22 de julho, o Jorge recebeu o grau de tecnólogo em produção publicitária. Numa cerimônia pequena, mas não menos grandiosa por sua importância, meu noivo recebeu o mérito por ter concluído o curso que escolheu. Hoje ele é publicitário e minha alegria é enorme ao vê-lo formado na profissão que o faz feliz. 

O noivo certamente está ingressando numa fase nova, em que muitas descobertas irão acontecer e, sem dúvida, o sucesso está guardado numa das caixinhas desse futuro. E Deus tem mostrado que vem cuidando de tudo: deu ao Jorge um emprego novo, há menos de um mês e uma perspectiva que o faz desejar sonhar e trabalhar para realizar seu sonho.

Hoje, depois de um final de semana corrido e cheio de trabalhos (por um motivo que logo vamos contar aos que ainda não sabem), gostaria de dirigir ao meu amor as melhores palavras de orgulho, porque são essas que estão no meu coração. Desejo que a sua vida profissional seja sempre brilhante, como são suas ideias e seus sonhos.

Eu te amo, meu publicitário lindo!!!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Minha flor

Suave, perfumada, delicada.

Três atributos que descrevem bem uma flor. O que seria do mundo sem ela? Porque Deus a criou? E porque ela simboliza tanto, sendo tão simples e tão pequena?

A flor expressa saudade, amor, carinho e presença. A sua anatomia esconde tesouros e significados incríveis e por trás dela sempre existe uma palavra que não é dita, um amor que não pode ser reduzido às poucas palavras do dicionário.

Ela nasce do seio da terra, de onde vem os fluídos que a alimentam. A flor é a ligação da terra com a Terra. O Sol é responsável por sua fotossíntese e também pela luz que lhe dá a cor e a textura perfeita para simbolizar um sentimento tão monossilábico, tão simples...

Gosto de flores e gosto de dar flores para a Bru. Dou flores quando estamos brigados, ou quando ela está doente. Quando sei que ela precisa de uma forma de presença contínua, ou quando sei que posso ajudar a catalisar as energias ruins e tristes. Colher uma flor implica em parar por um instante, escolher, pensar em quem vai recebê-la. Esse gesto muito me ajuda a dar uma pausa no dia agitado, desligar-se de mim e pensar na felicidade dela. Amar é isso sim. Pensar na felicidade do outro.

Hoje, não podia terminar meu dia sem revelar o que se passa dentro de mim. Penso muito nela. Penso muito na felicidade dela. E para mim hoje, pensar nisso me enche de energia e vontade de viver. Sou feliz por amar a Bru. Vamos nos casar em breve, e renovo todos os dias diante do meu coração o eterno desejo de fazê-la feliz.

Gostaria muito que a cura das doenças, a resolução das dificuldades... Fossem tão simples quanto às flores. Em contrapartida eu sei que o perfume de rosas, begônias, violetas... Ajudam a gente a encontrar a solução das equações mais complicadas da vida!

Pra terminar, recordo o pequeno príncipe e sua florzinha. Para ele, é como se aquela flor fosse única. Minha flor mais bonita agora pode estar lendo esta postagem... E o perfume que brota dela certamente é um amor que nem a morte pode destruir...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O Senhor nos constrói uma casa!


"Portanto vos digo: não andeis preocupados com a vossa vida, pelo que haveis de comer; nem com o vosso corpo, pelo que haveis de vestir. A vida vale mais do que o sustento e o corpo mais do que as vestes.

Considerai as aves: eles não semeiam, nem ceifam, nem têm despensa, nem celeiro; entretanto, Deus as sustenta. Quanto mais valeis vós do que elas? Mas qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só minuto à duração de sua vida? Se vós, pois, não podeis fazer nem as mínimas coisas, por que estais preocupados com as outras?

Considerai os lírios, como crescem; não fiam, nem tecem. Contudo, digo-vos: nem Salomão em toda a sua glória jamais se vestiu como um deles. Se Deus, portanto, veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã se lança ao fogo, quanto mais a vós, homens de fé pequenina!

Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber; e não andeis com vãs preocupações. Porque os homens do mundo é que se preocupam com todas estas coisas. Mas vosso Pai bem sabe que precisais de tudo isso.

Buscai antes o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Não temais, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino. Vendei o que possuís e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro inesgotável nos céus, aonde não chega o ladrão e a traça não o destrói. Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração."

(Lc 12, 22-34)

sábado, 2 de julho de 2011

Dayenu!

Como meu amor disse no post anterior: temos uma história incrível pra contar!!! Uma história cheia de capítulos lindos, emocionantes e cheios da mão de Deus. Podemos parecer um casal sossegado demais ou pouco preocupado com fatores que parecem indispensáveis. Mas apesar de tudo, acho que isso não é verdade. Temos comprovado em nossas vidas que o tempo de Deus é maravilhoso e no dia a dia Ele concretiza as promessas que nos faz.

Tem sido maravilhoso esperar pelo amanhã, na certeza de que nossos sonhos, planos, projetos, tem sido abençoados e realizados em nome de um Deus que não nos abandona em nenhum momento. Ele não precisaria nos dar tanto; talvez nem mereçamos. Mas Ele tem nos amado demais e isso tem sido uma experiência indescritível. Nos teria bastado... mas Ele não se cansa de nos dar mais!

Em breve contaremos do presente antecipado de dia 07 que recebemos de Deus. Hoje, só passei aqui para dizer que estamos felizes, porque depois da tempestade, o Senhor sempre nos acolhe com a bonança!